Create your own Animation

24 de ago. de 2009

Opiniões divididas

Você sabe para que serve uma lei?
Qual sua finalidade?
Ela serve para garantir direitos ou estabelecer deveres?
Você conhece o Estatuto da Criança e do Adolescente?
E o Código Penal Brasileiro, você já ouviu falar?

Leia as duas matérias abaixo que falam sobre um mesmo assunto, mas com opiniões diferentes.


Já pra casa, molecada!

Houve um tempo em que crianças e adolescentes tinham de obedecer a uma lei imposta pelos pais: o toque de recolher.
A hora variava de acordo com a idade: menores de 16 anos tinham de chegar em casa até as 21h. Os maiores, até as 22h. Mas a lei era só para os finais de semana, porque durante a semana não saíam de casa à noite. E todos eram felizes e sabiam.
Há alguns anos a coisa degringolou. Pais estão saindo para o trabalho e filhos chegando da rua, da “balada”. Alcoolizados ou às vezes drogados, ou “limpos”, mas sem vontade de ir para o colégio, pois suas energias foram consumidas na noitada. Então, quem falhou? De quem é a responsabilidade? Dos pais? Da sociedade? Do Estado?
Se os pais não cumprem a obrigação que têm em relação aos filhos menores de idade, de protegê-los e orientá-los, e se a sociedade também falha nessa proteção, cabe ao Estado (como reza o Estatuto da Criança e do Adolescente) fazê-lo. E assim está sendo feito por meio da lei do “Toque de Recolher ou Acolher”.
O “toque de recolher” é uma medida emergencial e absolutamente necessária em algumas cidades. A partir daí, depois de crianças e adolescentes a salvo, pode-se retomar o pensamento dos discursos e políticas públicas para que os mantenham afastados dos sérios perigos que a noite encoberta.
Inúmeros crimes acontecem na calada da noite e que tragicamente ceifaram a vida de crianças e adolescentes. Tudo porque uns haviam saído para comprar algo na esquina ou a alguns quarteirões de casa. Outros estavam em festas durante a madrugada e em locais que apresentavam situações de risco, como drogas e bebidas alcoólicas; e outros, brincando na rua de sua residência após as 22h.
A menina de seis anos que foi à padaria da esquina às 21h, por exemplo, e não voltou mais, porque foi estuprada e morta, talvez, se morasse em Fernandópolis ou em outras cidades que tenham o “toque”, poderia estar viva hoje. Assim como o garoto de dez anos que estava na rua após as 23h e foi brutalmente assassinado e o corpo esquartejado por traficantes de entorpecentes. Ou ainda os dois adolescentes que participavam de um baile realizado num galpão de beira de estrada, de madrugada, e foram assassinados. Um, recebeu três tiros. O outro, apenas um, certeiro, no coração. Nesse caso tanto o assassino, que é maior de idade, como os adolescentes estavam alcoolizados. E há centenas de casos como esses. Todos os dias acontecem. Todo mundo sabe que isso acontece porque crianças e adolescentes estão no lugar errado, na hora errada e com pessoas erradas.

É proibido proibir

O texto “Já pra casa, molecada” denuncia uma recaída autoritária. Um juiz proíbe a permanência de jovens nas ruas de algumas cidades paulista. As intenções de tal ato são as melhores possíveis: “Afastar os jovens do perigo”. Mas o ato não os afasta só do perigo, mas também da vida, confinando-os em casa. Há uma lógica estranha neste raciocínio: para viver com segurança é preciso renunciar às experiências do mundo. Com isso, quer se definir uma experiência válida, negando aquilo que não se encaixa nela.
O primeiro impacto dessa decisão promove um retorno aos tempos da ditadura. O juiz reaviva a ideia da negação dos direitos como uma forma de proteção, mas tudo que consegue é externar seu autoritarismo.
Como as liberdades individuais estão hoje fortemente enraizadas, o ato do juiz não é visto como algo que coloca em risco a democracia nacional, e sim como uma atitude esdrúxula.

86 comentários:

Unknown disse...

Eu sou contra essa lei porque não dá pra ficar até tarde na rua conversando com os amigos e brincando, acho que pode ficar até tarde.
ass:leonardo

Unknown disse...

Eu sou contra,porque os adolescentes não são obrigados a viver dentro de casa e viver em regime de ditadura,mas tem o seu lado bom também essa lei que é proteger os adolescentes dos perigos do mundo de hoje.

Anônimo disse...

Acho que o toque é muito útil para os pais que não têm cotrole sobre os filhos.

Anônimo disse...

Nós não concordamos.Nós não queremos voltar nos tempos da ditadura. Mas sim ficar o nosso tempo livre com o direito de ir e vir.

Unknown disse...

Eu concordo, porque ficar na rua só traz tragédia e as pessoas aprendem muitas coisas erradas como matar, provocam acidentes e muitas outras coisas.
Gabriela e Eloanna.

Anônimo disse...

Eu sou a favor da lei,porque faz com que muitas crianças e adolescentes não fiquem na rua se prostituindo,ingerindo drogas,ou então sendo influenciadas. Ana Karolina Freitas 8ºano C

Unknown disse...

eu sou contra,porque nós
gostamos de sair se divertir com os amigos e ficar conversando até mais tarde.

Unknown disse...

EU ACHO QUE NÃO ADIANTA PRENDER O QUE NÃO TEM MAIS JEITO,PORQUE SÓ VAI PARA O MAU CAMINHO QUEM QUER.
DRYKA,WILLIAN

Anônimo disse...

Nós não concordamos.Nós não queremos voltar aos tempos da ditadura. Mas sim ficar o nosso tempo livre com o direito de ir e vir.

Unknown disse...

Eu concordo porque,é muito perigoso ficar até tarde na rua essa lei é para nosso bem.

JOSE CARLOS disse...

Eu sou contra essa lei porque não dá pra ficar até tarde na rua conversando com os amigos e os adolescentes não são obrigados a viver dentro de casa e viver em regime de ditadura,mas tem o seu lado bom.

Unknown disse...

Infelizmente, a violência tomou conta da nossa sociedade e os pais se vêm numa situação difícil de como livrar nossos jovens desse "mal". A solução foi estabelecer um horário para chegar em casa e não correr o risco de ser assaltado, sequestrado e outros. Como mãe, sou a favor.

JOSE CARLOS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
jeferson disse...

Eu não gosto dessa lei porque nos não poderemos sair anoite.

Unknown disse...

Eu sou a favor pq crianças e adolescentes na rua até mas tarde muitas vezes tras muita violencia.

Gabriel disse...

Eu sou a favor por que a ajuda a controlar a sociedade e também a proteger as vidas das comunidades de todo mundo.

jeferson disse...

Eu sou contra essa lei porque ela nos obriga a ficar dentro de casa
anoite.

Italo e Erickson disse...

Eu sou a favor ao toque de recolher,porque tira as crianças e os adolescentes da rua e evita ajuntamentos de gangs

Unknown disse...

Eu sou a favor porque pode impedir a muita gente a morrer nas baladas nas ruas e também não deixa a criança ou o
adoleçente preso em casa porque os pais pode sair junto com seu filho.

Unknown disse...

Eu concordo porque,essa lei protege até mesmo a vida das crianças e adolescentes.

Gabriela e Leticia disse...

por um lado sou AFAVOR pois tem maes que nao tem autoridade sobre os filhos.E POR OUTRO LADO SOU CONTRA POR QUE AUGUNS PAIS TEM AUTORIDADE E CONFIA NOS FILHO.

Unknown disse...

EU SOU CONTRA PORQUE AS PESSOAS NAO ENTENDE BOTA O FILHO PARA TRABALHAR E NAO PARA SE DIVERTIR MAS NA VERDADE OS FILHOS TEM QUE AJUDAR OS PAIS MAS QUANDO FOR A HORA DE BRINCAR E DE BRINCAR QUANDO FOR A HORA DE TRABALHAR.

Filipe disse...

Não concordo...
Porque tem vezes que voce esta indo em aulgum lugar e a policia as vezes te para para saber oque voce esta fazendo na rua numa hora dessas
eu não concordo

Unknown disse...

Eu sou contra a essa lei por que as adolecentes vão para as rua para fazer muitas coisas como fumar,beber e se prostituir e outras coisas eu acho isso errado essa é a minha opinião.

Unknown disse...

eu sou a favor porque o lugar de de menor é em casa dormindo, longe do perigo.

pass lasclota disse...

Eu acho que não há necessidade de ter hora de chegar em casa porque basta os pais enpor regras de horario!

Jéssicaa Leite' disse...

Eu sou a favor.Porque os adolescentes que gostam de ficar até tarde na rua, pode acontecer alguma coisa com eles.

Ass:Jéssica e Luana. 8ºB

Karol disse...

Isso é um absurdo! Quero ver se fosse com as pessoas de maior pra ver como é bom.Não se pode mais se divertir,a nada a ver essa história de ficar na rua até um certo horário,chega até ser ridiculo,vamos comentar heiin.Diga NÃO a essa nova lei.Violência tem a toda hora e em qualquer lugar,não vai ser uma lei ridicula dessas que vai mudar TUDO. Se não for com crianças ou adolescentes vai ser com os adultos então,eai a onde fica a segurança ?! Conta SEMPRE !

Carlos & Euzimar!!! disse...

Eu sou contra essa lei porque não dá pra ficar até tarde na rua conversando com os amigos e os adolescentes e também é muito legal ficar na rua até mais tarde!!!!

Unknown disse...

Eu sou a favor dessa lei porque estão acontencendo muitas mortes, adolescentes são baleados e mortos.
E essa lei tem um bom horário para qualquer jovem sair e se divertir.

pass lasclota disse...

Eu acho que não há necessidade de ter hora de chegar em casa porque basta os pais impor regras de horário

Anônimo disse...

Nós somos contra essa lei,pois não podemos ficar trancados em casa achamos que cada um tem seu direito.
ASS:Viviane e Kerenny.

Anônimo disse...

Eu sou contra, porque os adolescentes gostam de sair em várias festas á noite.

Unknown disse...

Eu acho que está creto,assim eles evitam muitas coisas,que poderiam acontecer se eles estivese na rua.

lkk disse...

Sim,porque afastar os jovens do perigo não é o suficiente para que eles tenham uma vida boa depois das 21h00,por eles não sabe o que pode esperar por eles esse foi o comentário de Douglas & Ademar.

Cristina Ojeda disse...

Eu sou contra,porque não vai ser essa lei que vai mudar as violências,drogar,etc.Porque violências,drogas.Elas esta em todos os lugares

Unknown disse...

Eu acho contra, acho que cada um deveria cuidar da sua propria vida e saber o que é bom e oque não é, os pais que não querem que os seus filhos saem deveriam cuidar deles , porque eu não vou deixar de sair por causa das pessoas que sabem se cuidar.

Divail disse...

Bom, eu so a favor dessa lei que proíbe os adolescentes de ficar até mais tarde na rua até os de maiores de idade e a mesma lei sempre tem um horário de ficar na rua porque tem muito adolescente que morrem com tiros ou estrupados.

Juliano disse...

As minhas ideias são de acordo com o que é direito.
Eu sou a favor porque por um lado é uma maneira de proteger os adolescentes e evitar as desavenças do mundo.
Mas tambem sou contra porque se os jovens ficarem protegidos demais quando tiverem idade pra sair, eles vão tomar muitos tombos do mundo, porque não conhecem as malícias do mundo por serem protegidos demais.
Eu penso que não é prender, mas sim os pais orientá-los e procurar saber com quem andam, aonde vão ou também às vezes levar e trazer os filho de algumas festas, pois só assim vão verificar onde é e como é o lugar que seu filho está frequentando.

Ass:Lauane e Juliano

Anônimo disse...

Eu sou muito afavor,da lei pq muitas crianças e adolecentes morrem na balada ,nas ruas ,até nas esquinas de casa...Por isso afavor da lei.

Unknown disse...

Sou contra essa lei por estar proibindo as criaças e os adolecentes de serem felizes de brincar de sair.

Anônimo disse...

Eu acho que o toque de recolher é bom na parte de querer a segurança das pessoas ,mas,ao mesmo tempo ele tira muito a vida das crianças menores de 16 anos !Ainda sim fico a favor do toque de recolher.


ass:joyce

Unknown disse...

Eu sou contra a essa alei por que
si voçe não pode ficar na rua até
tarde não pode ficar tomando tereré
nem conversando porisso eu sou comtra.

Anônimo disse...

EU SOU CONTRA A ESSA LEI PORQUE APARTIR DOS 12 ANOS AMAIORIA DAS CRIANÇAS JA SABE OQUE E SERTO EO QUE E ERRADO .E TAMBEM NINGE PODE PRENDER NINGUEM AINDA MAS SENDO ADOLESCENTES.
ASS; KATIA

Unknown disse...

EU CONCORTO PORQUE TEM CRIANÇA DE MENOR QUE TA MATANDO E TRAFICANDO POR ISSO EU CONCORDO ALUNA; LANA KELLY

Anônimo disse...

Eu sou muito afavor da lei ...pq e muito perigoso ficar ate tarde na rua.ass.*Dres+a*

c@loteiro disse...

EU sou afavor da lei que proibi ficar ate mais tarde na rua .por que muitos jovens e adolecentes morren na rua,i assim nos combatemos os assacinatos de jovens e adolecentes na rua.

Anônimo disse...

Eu sou.contra essa lei porque as crianças chegam da escola só tem direito há 4 hora de diversão. ass. guilherme

Anônimo disse...

Eu sou contra dessa lei porque os pais das crianças e dos adolencentes sai para trabalhar e os adolencente sai para ir a balada conversar com os amigos bricando na rua as 21h ou 22h chegam em casa alcoolisados ou ate drogados

ass:Liandra Gabriela

t@quino disse...

Eu sou afavor da lei que proibi ficar ate mais tarde na rua,por quee muito perigoso que acontece muitos assacinatos.

Anônimo disse...

infelizmente a violência tomou conta da nossa cidade todo dia ouvimos na televisão algum fato de violencia,como;pessoas que matam,estupram,adolescentes que estão se envolvendo com drogas,e alcool,essa lei do toque de recolher eu acho muito boa porque pode melhorar a vida de muitas pessoas eu acho que deveria ter alguma pessoa que recolhece adolescentes que ficam na rua a noite muitas meninas adolescentes que ficam na esquina com 11,a14anos de idade que ficam gravidas muito nova porque a mãe não tem interesse de cuidar seu filho.

WeSlEy disse...

Eu sou a favor dessa lei, pois existem pessoas que ficam até tarde na rua e não têm desconfiômetro para vir embora para casa. sou a favor mesmo dessa lei pois hoje em dia os pais não estão mais segurando os filhos em casa. Sou 100% a favor dessa lei.

Marcos Vinícius e Ricardo disse...

Nós somos a favor desta lei, porque achamos certo, o que a lei determina, e os jovens em geral não devem estar na rua até altas horas. Se os pais não controlam seus filhos em casas, quem vai controlá-los?.

Unknown disse...

Eu sou contra pois os adolescentes deveriam escolher a hora que querem voltar para casa.eles inventaram essa lei so para dar rolo.

Camila Mayer & Natalha Caroline disse...

Eu sou contra, pois às vezes queremos sair com uma amiga e não podemos, porque seremos barrados pela lei!!!
Ass:Camila e Natalha.

Anônimo disse...

Sou a favor, pois essa lei vai evitar várias mortes ou coisas piores com esses adolescentes e lugar de criança é na sua casa e nãorua. Luana

Unknown disse...

Sou a favor porque tem muitas crianças morrendo nas ruas,por causa do trafico de drogas e da bandidagen.

Unknown disse...

Eu sou a favor porque ela nos traz segurança,hora de criança ficar na rua é só até às 21h sim.

Jayne e Aline disse...

Eu sou a favor dessa lei porque
não saio de casa.As pessoas que gostam de ficar até mais tarde na rua não são a favor dessa lei.Mas acho muito importante porque os jovens estão cada vez mais violentos,saem sem a permissão dos pais,usam drogas,bebem escondido e dirigem sem habilitação e causam vários acidentes.Ass:Jayne e Aline.

Anônimo disse...

Sou a favor, pois há muitos adolescentes nas ruas matando e roubando sem ser punidos,só porque são menores de idades. Agora que os menores de idade não podem ficar de madrugada na rua matando e roubando,haverá menos violência.

Nayara e Valdenice disse...

Nós concordamos, porque nas ruas só há coisas ruins como: drogas, prostituição, ladrões , etc... E essa lei ajuda as crianças e adolescentes a ter limites em casa e em qualquer lugar. Ass:Nayara e Valdenice.

Unknown disse...

Eu sou a favor porque essa lei quer nos proteger.

Anônimo disse...

Não sou contra essa lei porque jo vem de 16 anos não pode ficar na rua ate 22 horas da noite.

Unknown disse...

Isabela lasclota

Eu concordo,porque ficar na rua só tras tragédia na sua vida e pra sua familia.

Unknown disse...

SAMMELLY E ALICE NÓS ACHAMOS QUE ESTA LEI CHAMADA ''TOQUE DE RECOLHER'' É UMA BOA IDEIA PARA TODOS NÓS CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

Unknown disse...

Eu acho que é justo ,porque sen essa lei as crianças estárian com muito mais perigo e com essa lei as crianças estão mais seguras.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Eu sou contra por que todo mundo deve ser livre não podemos ficar trancados dentro de casa

Anônimo disse...

Eu sou a favor dessa lei porque se menores de idade ficar na rua traz preocupação para os pais,e pode se
ser assassinados.


Nathan 6ºb

Anônimo disse...

Eu sou a favor dessa lei porque se menores de idade ficar na rua traz preocupação para os pais e podem ser assassinados.
NATHAN 6ºb

Anônimo disse...

EU CONCORDO POR QUE FICAR NA RUA SO TRAZ TRAGÉDIA E AS PESSOAS APRENDEM MUITAS COISAS ERRADAS COMO MATAR E ROUBAR.
JENNIFER

Unknown disse...

Eu sou a favor dessa lei. eu não fico até tarde na rua quando eu saio,saio com o meu tio que se responsabiliza e eu levo todos os meus documentos

Anônimo disse...

Eu sou contra.
Porque,quem manda em mim são meus pais,e se eles concordarem em eu ficar até tarde fora de casa EU FICAREM.

Natanael GB disse...

Acho que o toque é muito útil para os pais que não têm controle sobre os filhos.
Assim os pais vão ficar mas tranquilos quando a noite chegar e o seu filho esta em casa!!

Ass:Natanael.

Anônimo disse...

As intenções de tal ato são as melhores possíveis: “Afastar os jovens do perigo”. Mas o ato não os afasta só do perigo, mas também da vida, confinando-os em casa.

ass: pedro henrique 9°

Anônimo disse...

Eu sou a favor, porque à noite há muitos perigos e pode acontecer alguma tragédia.

Unknown disse...

EU acho que o toque de recolher não é favorável ao jovem que quer ter sua liberdade de vida e emocional...e afinal isso é escolha dos jovens e de seus pais se vão ou não vão deixar seus filhos até mais tarde na rua.
Isso não é uma escolha do governo, mas sim e apenas dos pais desse jovem.

Unknown disse...

Não sou contra a lei comentada no texto porque eu tenho hora para chega em casa e cumpro com as minhas obrigações.
.E não falho com os meus pais e nem flha o que cumprem comigo.

Anônimo disse...

Eu sou a favor do toque de recolher no meio da semana, pois na semana é para estudar, não para ficar na rua.
Sou completamente contra no final de semana, pois todos querem sair e ficar com seu amigos, se divertir.

Anônimo disse...

Sou contra porque acho que essa lei pode tirar um direito que nós temos, que é o de sair, sendo nos dias de semana ou no final de semana para sair com os amigos para ir ao shopping, cinema, sorveterias, shows, etc.

Anônimo disse...

Não aprovo essa lei, porque acho que cada um tem liberdade de ir aonde quiser e no horário que quiser,pois cada um tem consciência do que está fazendo ... tanto faz se for de dia ou à noite pode ser assassinado.

victor disse...

Eu acho que no meu caso não seria necessário, porque eu respeito muito meus pais, mas como não sou só eu que existo de jovem no mundo será bem útil para o controle dos pais de outros jovens que sua atitude de respeito não é contemplada pelos pais.Eu sou a favor,sim!
ass:Victor

Pedro Henrique disse...

Eu sou contra a lei porque eu sempre quero ficar até tarde na rua, o que há de errado nisso?
Marcar hora sim, mas falar que é pra voltar direto pra casa, isso eu acho errado.

ass: Pedro Hentique

Unknown disse...

eu sou contra pq no final de tudo quem paga o pato são os qie ñ tem nada a ver.por isso eu vou ser contra até essa lei terminar.

Unknown disse...

cuide da natureza como deve e ela cuidara você como pode!!!